sexta-feira, 26 de outubro de 2012


 PACOTAÇO DO GOVERNO

Ao longo dos anos, tivemos uma série de direitos conquistados através de muitas lutas. Porém, muitos desses direitos nos foram tirades por meio de medidas provisórias e pacotes de projetos.
O Governo do Estado vem agora anunciar um pacote de medidas a serem encaminhadas para a ALESC pós-eleições municipais. Entre elas algumas situações que já conhecemos e enfrentaremos novamente como:
 Revitalização da carreira do Magistério: mudanças nas leis de Planos de Cargos e Salários e Estatuto, correndo o risco da retirada de direitos até então conquistados como: regência de classe, gratificações de especialistas, assistentes técnicos e de educação, licenças especiais e progresso funcional.
 Meritocracia: vem para avaliar professores e não avaliar as instituições como um todo, onde a grande questão é: quem avalia e como avalia. Conceitualmente o mérito é uma avaliação sobre a formação, pontualidade, assiduidade, qualidade do trabalho e dedicação dos profissionais. Consequência disso: os trabalhadores/as em educação estarão sujeitos a prêmios, abonos e gratificações diferenciadas, acabando de uma vez com a carreira.
 Municipalização: o Governo quer transferir para os municípios todo o Ensino Fundamental da rede Estadual. Causando aos trabalhadores/as em educação a perda da lotação, consequentemente acontecerão remoções para outras escolas, acarretando na perda de direitos.
 Reforma de Gestão: com relação a este item o Governo aponta para uma nova estrutura de funcionamento para as escolas, mas em momento algum se fala em eleição democrática para diretores, e na autonomia política, pedagógica e financeira das escolas.
O SINTE reafirma seu repúdio a ADIN dos Governadores, uma afronta à luta dos trabalhadores e ao direito de todos os brasileiros a uma educação pública de qualidade, que valorize seus professores e a sociedade. É inadmissível saber que o Brasil, país com o maior PIB da América Latina, é o que paga o menor salário aos professores.
Precisamos ter uma carreira decente, que valorize e incentive todos os profissionais da educação na busca de formação continuada, para o aprimoramento de seus conhecimentos e o enriquecimento da educação Catarinense.
Conclamamos a categoria para a batalha, pois enquanto houver Governos descumpridores das Leis haverá luta, manifestações de rua e ocorrerão as faltas, risco esse que devemos correr, porque só assim vamos obter ganhos.
E a nossa luta não será em vão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário